top of page

Sessão fotográfica de produto remota? Sim, é possível!

Como trabalhar à distância - Cliente: Laranja Lima


A melhor parte do meu trabalho é quando o cliente se sente confortável e confiante para sugerir uma sessão de fotos remota, ou seja, ela lá e eu aqui. Sempre que é possível, ofereço esta modalidade, e deixo claro que isso seja uma decisão dele (dela) ou das circunstâncias. Para mim, é mais liberdade, pois posso trabalhar de minha casa, onde tenho o estúdio. Para o cliente é uma comodidade, pois pode estar focado em outros projetos, e acompanhar de longe o andamento da sessão. Todo o trabalho também pode ser compartilhado com uma equipe de criação.


*Primeira foto fiz presencialmente, a terceira no meu estúdio. Na foto do meio, as sócias da Laranja Lima, Ana e Adriana.


Fiz algumas sessões remotas nos últimos anos para a Laranja Lima, Moments of Bliss, Balangandas, Ameizi e Cuore di Cacao. Mas como normalmente isso acontece? Para tudo dar certo, temos algumas etapas a cumprir e com a Laranja Lima foi assim:



*Todas feitas em meu estúdio e aprovadas remotamente.

  1. Atendimento: As sócias da marca me contactaram, foi feito o envio do orçamento, e acertamos de fazer a primeira sessão em um local sugerido por elas. As fotos seriam de produtos de Natal e a coleção era grande. Decidiram que seria mais produtivo eu ir ao encontro delas. Falamos sobre cenários, acessórios e fizemos a lista do material a ser fotografado.

  2. Dia da sessão: cheguei com meia hora de antecedência, montamos o estúdio, separamos os produtos, acessórios e definimos uma ordem. Totalizamos 8 horas de trabalho. Neste período nos conhecemos, criamos juntas as possibilidades e pude entender o posicionamento da marca e elas conheceram meu método de trabalho. Confiança estabelecida.

  3. Segunda sessão: para o Dia dos Namorados foi decidido que eu faria as fotografias no meu estúdio. As sócias da Laranja Lima poderiam ou acompanhar presencialmente, ou remotamente. Escolheram a segunda opção.

  4. A sessão remota: normalmente acontece no horário normal de trabalho, ou seja, de 9 às 17h. Combinamos em que horário eu vou trabalhar e o cliente se compromete a estar online para aprovar as fotografias. No caso da Laranja Lima, eu tive liberdade de criação, conforme os parâmetros que combinamos. A cada foto, era feito o envio para ser autorizada a versão final. O mais importante nesse processo é ter o material aprovado antes de continuar. Ao fim do dia, compartilhava também algumas outras possibilidades de layouts ou substituições de acessórios para que tivessem maior variedade possível na composição confirmada.


Existem outras maneiras de trabalhar remotamente e uma delas é transmitir em tempo real o que está sendo produzido no estúdio. Assim, o cliente pode dar feedback e ver o resultado do click também em tempo real. Clientes com os quais já trabalho há muito tempo, como a Cuore di Cacao e a Ameizi, o briefing é discutido intensamente antes da sessão e não há acompanhamento. O processo de criação é livre, dentro do que foi discutido e quando finalizo toda a pós produção, envio diretamente a quantidade de fotos contratadas.



* Na sessão presencial aproveitamos para fazer algumas fotos de uso do produto e de retratos.


Como podem ver, com cada cliente funciona de forma diferente. Clientes antigos, com os quais já trabalho há muitos anos já me conhecem e eu os conheço suficientemente bem para estabelecer a comunicação desejada. Com novos clientes, essa confiança é trabalhada sessão por sessão. Gosto muito e quero sempre ter clientes recorrentes, pois a relação se solidifica e o problema com a geração de conteúdo se resolve. É menos uma preocupação de gerenciamento de marca.


Se você souber de alguém que precisa de fotografias de produto e que não estejam fisicamente em Lisboa, me indiquem para esta pessoa. Mesmo longe podemos estabelecer uma relação de muita confiança e aprendizado. Se morar em Lisboa, melhor ainda! 😊


Aqui em baixo coloco o link para esses produtos lindos da Laranja Lima! A marca também trabalha com produtos personalizados!


Beijinhos,

Clau


@laranja_lima_home - Instagram


* Fotos da primeira sessão que fizemos juntas, presencialmente.


OBS: QUANDO TENHO O PRODUTO NO ESTÚDIO APROVEITO PARA FAZER ENSAIOS PESSOAIS. Fiz esse dois com um lindo presente que recebi da Ana e da Adriana!



Primeira e terceiras fotos são duas versões da mesma. A do meio um ensaio que foi aproveitado pela Laranja Lima.



bottom of page