top of page

Foto do Mês


No dia que fiz esta foto estávamos ainda em lockdown e resolvi fazer um passeio para registrar nossa linda Lisboa neste momento tão trágico. Fui a pé do Campo Pequeno até a baixa, passando pelo Alfama. Normalmente a cidade de Lisboa está sempre cheia de turistas, principalmente na zona da baixa, mas não em 2021. Entrei no bairro de Alfama pelas escadarias das Portas do Sol e fui descendo em direção ao Rio Tejo. Silêncio. Vazio. Ao longe comecei a ouvir uma música, estava tanto silêncio que poderia estar vindo de qualquer lugar. E no virar de uma rua, para minha grande surpresa, vi esta cena! Três moradores do bairro se encontram para cantar um ou dois fados!


Enquanto um deles cantava lindamente, os outros dois tocavam suas violas, um com o violão e o outro com a guitarra portuguesa. Assistindo ao pequeno espetáculo, alguns moradores e outros que como eu, passavam por ali.


Porém a parte mais curiosa de toda essa cena, era a dona do pequeno café da esquina que estava muito preocupada em como iria atender todas aquelas pessoas! Que ninguém havia avisado a ela que ali fariam um show! E que o marido tinha ido ao dentista e deixado-a sozinha para atender todos os clientes. Enquanto eu ouvia todas essas reclamações e escolhia algo da ementa - um chocolate quente com crepe de doce de leite (que ela mesma nunca tinha experimentado) - não entrou um só cliente! Somente eu! Passados vários minutos e vendo que não entraria mais ninguém, ela se acalmou e até trocamos uma ou duas idéias sobre o Brasil, o doce de leite e o marido que não voltava nunca.


Foto e texto: Clau Pereira


0 comentário
bottom of page