top of page

Do Click à Print Shop!

Foto do escritor: claudiarpereiraclaudiarpereira

Como Lisboa me inspirou a criar posters para decorar a sua casa.


Neste post, você verá algumas imagens do meu querido Portugal. Foram fotografadas ao longo dos 5 anos que estou aqui. Depois de ver esta coleção, desejo que pelo menos uma dessas lindas fotografias possa decorar sua parede e começar a fazer parte de sua história.

Elétrico 28 e Gaiova no rio Tejo

Por que, o que, como?

Assim que toquei meus pés em Portugal, senti o vento abundante de liberdade. Morei minha vida quase inteira no Brasil, e apesar de ser um país belíssimo, me sentia limitada e insegura.


A liberdade para o exercício da minha criatividade foi o presente que Portugal me deu.


Tenho dentro de mim um espírito muito aventureiro e já nos primeiros meses conhecia bem a cidade de Lisboa e outros lugares. Fiz um curso sobre a história de Portugal, li livros sobre seus Reis e Rainhas, visitei prédios e monumentos construídos pelos que por aqui já passaram. Visitei suas praias, senti o frio da água, o vento gelado, e aprendi a admirar esse país que foi por séculos um dos maiores desbravadores dos mares.


A Casa e o Tuk Tuk

A capital, Lisboa, tem muito orgulho de si, afinal, de vários pontos da cidade podemos admirar seus telhados cor de barro. Também exige boa forma, o visitante para a conhecer como se deve, tem que exercitar o corpo, mas também a memória para lembrar dos seus tantos mil anos de história.


Nestes 5 anos, incentivada e inspirada pela sua beleza, fotografei Lisboa. Fotografei todos os cantos por onde passei. Pude finalmente sentir a companhia da minha câmera, pois um fotógrafo, nunca deveria se sentir sozinho, a câmera é nossa amiga, companheira fiel da nossa jornada. Com ela, explorei essa cidade de arquitetura notável com suas cores art déco e design, curvas por onde passam os elétricos, esquinas, escadinhas intermináveis e miradouros. Junto comigo, além da câmera, a luz, e que luz! Lisboa tem uma luz absolutamente magnifica (me desculpem o exagero, mas foi preciso).



Fotografar a cidade, é capturar a essência da vida cotidiana, reagir rapidamente a situações imprevistas e mudanças de luz. E claro, ser discreta. Também é perceber onde essa luz maravilhosa incide, a sombra que se forma, é saber quando as folhas caem e as flores aparecem. Aprendi aqui o fluxo das marés, a direção do vento, a aproveitar os reflexos depois de um dia de chuva. Tudo fotografado e muito mais para fotografar. É arte.


Por final, a edição. Aqui eu coloco meu olhar. Transformo aquilo que fotografei naquilo que vi. A beleza da fotografia está aí, em saber produzir em uma imagem, minha visão do mundo e compartilhá-la.


Se você tem uma parede branca em sua casa, então você precisa de uma fotografia.

Que seja aquela que você mais gostar.


Visite aqui minha Print Shop.


Clau Pereira


 
 

Comments


bottom of page