top of page

Fotografia para Restaurantes, o planejamento que garante o sucesso da nossa sessão!

Como se preparar para que nosso ensaio fotográfico de comida em seu restaurante seja um sucesso!


Minha primeira sessão fotográfica em um restaurante foi no L´Epicerie em 2016. A proprietária, uma de minhas melhores amigas, confiou seu restaurante francês a mim e meu olhar. Feliz com meu lado profissional, e eu com o dela, a parceria foi longe e até hoje vejo no Instagram da marca aquelas fotografias comunicarem o que o restaurante tem de melhor: a gastronomia francesa.


De lá pra cá, tive o prazer fotografar muitos restaurantes e gostaria de compartilhar minha experiência. Tudo aqui descrito também pode se aplicar aos pequenos empreendedores que possuem negócios relacionados à comida.




Por que fotografar a comida, o ambiente e as pessoas do seu restaurante?



Latina Grill


As pessoas comem com os olhos. Essa afirmação é inegável. As poucas fotos que possuo em reviews do Google possuem somadas mais de 20.000 visualizações, Quando é feita a procura por um lugar para comer, primeiro olhamos as fotografias dos pratos e do ambiente, depois a pontuação e reviews.


Foto vende.


Consegui prender sua atenção? Espero que sim, pois passo agora para informações relevantes que vão ajudar a nossa sessão fotográfica ser um grande sucesso.







O primeiro contato.


Você me achou, seja pelo Google, pelo Instagram ou por indicação, e está prestes a me enviar uma mensagem. Sugiro que antes desse primeiro contato você veja meu portfólio, minhas publicações, talvez possa ler algum post do meu blog, o importante é você me conhecer, afinal, você pretende investir em mim. Tenho o estilo fotográfico que agrade a você? Consegue ver seus produtos, receitas, pratos do menu nas minhas fotografias? Se não tem certeza, não tem problema, ainda teremos chance de falar sobre isso. Mas se gostou do que viu, agora sua pergunta é: quanto?



prato de peixes grelhados com fatia de limão acompanhado por copo de vinho branco
Floresta das Escadinhas

Para formular um orçamento, preciso saber algumas informações importantes. Quantificar me ajuda a prever o tempo da sessão, da pós-produção e o equipamento que devo levar.

  1. Quantos pratos vamos fotografar?

  2. Quantas variações de fotos para cada prato? De cima, de frente, mais de pertinho ou também dos ingredientes?

Também preciso saber:

  1. Onde está localizado o restaurante?

  2. Possui luz natural? Se for possível eu farei uma visita para conhecer o local e termos uma reunião de briefing presencial. Se isso não for possível faremos a reunião via Zoom.

Com essas perguntas respondidas preparo o orçamento e envio com alguns pacotes de número de fotografias para sua escolha. Se tudo correr bem, nós passamos para a próxima fase.




Pré-produção: a importância da reunião de briefing;


Nesta fase vamos conversar sobre as suas expectativas e o que pretende fazer com as fotografias.

Qual é o objetivo desta sessão fotográfica: lançamento, fotos para aplicativo, pratos recorrentes, alguma data em especial? Faremos fotos do ambiente, da equipe, contaremos alguma história? Se precisar de algumas para o website, temos que falar de layout e formatos, se for somente para redes sociais, podemos fazer todas no formato vertical e pensar também nos stories.



Casa Rosa Pizzeria

Vamos também definir a lista do que será fotografado, como será fotografado, e o que precisamos para compor as fotos. Essa lista não é rígida, imutável, mas sim um guia para o dia da sessão.


Muitas vezes peço que os clientes me mostrem referências de trabalhos que admiram. Fotografias que gostariam para seu ambiente ou produtos. Trabalhar com referência me ajuda a entender o que muitas vezes não se consegue colocar em palavras. Outros clientes me mostram o que eles definitivamente não querem, seja no estilo, ou na aparência, as vezes na cor.


Nesta reunião vamos decidir o estilo de fotografias que faremos no seu restaurante. Lembrando que, cada fotógrafo tem seu estilo próprio e que todo trabalho de fotografia é algo em construção que tende a evoluir na direção do olhar do fotógrafo.





Um dia antes da sessão.


Enquanto eu preparo o equipamento e faço o checklist de tudo que pretendo levar, como acordado na nossa reunião, seu papel será organizar como as coisas vão ser encaminhadas no restaurante. Aqui a lista de alguns tópicos que podem ser adiantados no dia anterior da sessão:

  1. Louça: sugiro que seja sempre a usada no dia a dia do restaurante. Quanto mais referências tivermos do local, melhor. Essa louça pode ser separada e limpa especialmente para o dia da sessão.

  2. Insumos: o que pode ser preparado no dia anterior sem que não percamos a cor e a frescura? Podemos separar alguns ingredientes dos diferentes pratos para ornamentar?

  3. Local: o local onde as fotos serão feitas está limpo, tem espaço? Se o ambiente for fotografado, este deve estar limpo e arrumado. Se a equipe for fotografada, ver se todos possuem os uniformes completos e estão todos avisados?

  4. Modelos de mãos / boca: muitas vezes queremos fotografias com pessoas a manipular as comidas. Aqui temos que nos certificar que a pessoa escolhida esteja com a aparência limpa, unhas feitas, mãos e unhas limpas. Roupas também precisam ser revisadas antes do dia sessão.


No dia da sessão.


Chegou o grande dia! Chego com meia hora de antecedência para preparar o equipamento e fazer os testes de luz e depois estou pronta para começarmos! Se tivermos feito um bom trabalho na pré-produção a tendência é que nosso ensaio flua magnificamente.



Carolina, chocolatière da Cuore di Cacao

Faço todos as fotografias com o apoio do meu computador, ou seja, todos que queiram acompanhar a sessão podem através da tela do notebook. As fotografias são compostas, clicadas e aprovadas na hora. Só assim passamos para a próxima. É sempre necessário que alguém me acompanhe durante o trabalho e que possa aprovar o clique final, assim não restam dúvidas nem confusões.


Teremos em nossas mãos a lista do que vai ser fotografado e eu tenho já em minha cabeça o "como" serão fotografados. Claro que podem haver mudanças de último minuto, ou alguma substituição, mas é importante estarmos atentos ao tempo para não atrapalhar o dia a dia de trabalho da equipe.


Tudo terminado. Agora é hora do pós-produção.




Como é feita a edição de fotografias de restaurante?


Volto pra casa com as fotografias já salvas em meu computador e copiadas para meu serviço de nuvem, o Dropbox. Não existe maior desespero para um fotógrafo do que perder as fotografias de uma sessão. É um pesadelo que nos acompanha cada vez que saímos de casa, acredite.


O processo de edição consiste em escolher as melhores versões das fotografias aprovadas pelo cliente. Esta parte é fundamental, pois normalmente fotografamos em arquivos chamados de RAW, ou seja, imagens ainda não modificadas pelo software da câmera . Por serem arquivos ainda "abertos", eles possuem resolução máxima, e precisam ser ajustados. Por quê estou explicando tudo isso? Para que você saiba que existe um motivo para editarmos as fotografias, e que esse processo é vital para a qualidade final da imagem.


Floresta das Escadinhas

Em fotografias de comidas, as cores reais dos alimentos precisam ser preservadas, e para isso ativo minha memória. Tenho que igualar o que vi ao que quero na fotografia. Não só isso, tenho que melhorar muitas vezes o que vi, não em termos de beleza ou qualidade, mas de influências de outras luzes do ambiente, como por exemplo, reflexos ou cores de neon na comida.


Depois de finalizado o trabalho, desejo que você me chame de novo, para repetir tudo isso! Afinal, quanto mais imagens de seu restaurante tiver, mais rica será sua comunicação com seu cliente. Posso garantir que o processo é todo muito gratificante. Uma bela fotografia fala mais do que mil palavras!


E se desejar receber os posts deste blog, faça sua inscrição aqui. Prometo que não vou encher sua caixa postal.


Se desejar receber um orçamento para as fotografias de seu restaurante me envie sua solicitação aqui.


Obrigada por sua visita! Pode compartilhar esse post, dar um like ou comentar! 🤩


Beijinhos,

Clau Pereira






Comments


bottom of page