top of page

Minha primeira exposição - Entre Olhares!

SPOILER: tem presente/oferta no fim do texto!


AMIZADES E CONVITES


MARIA JOÃO


Foto: Beatriz Calais

Portugal me mostrou o belo e desde que aqui cheguei tinha muita vontade de expor essa beleza. Além do belo, Portugal me deu amigas, uma delas foi a Maria João. Junto com a Maria João, veio a Vanessa (ambas do nosso grupo de leitura) que em meados de outubro me perguntou: "Clau, vou ter um evento aqui no meu espaço e adoraria colocar as suas fotografias, você gostaria?". Esse foi, digamos assim, o primeiro voo, uma primeira oportunidade, uma experiência, que me ensinou que isso poderia ser feito. Obrigada Vanessa por este empurrão!

Maria João, a essa altura, estava muito presente em minha vida e sempre apreciou meu trabalho. Portuguesa, com um conhecimento maravilhoso de arte e literatura. Mulher que viaja, que cuida, que aprende e que ensina, não demorou muito e as palavras mágicas foram ditas: "Claudinha (com me chama), o que achas de fazermos uma exposição de suas fotografias?".


TATIANA STANZANI


Se hoje eu conheço e sou amiga da Maria João é porque a Tatiana promoveu este encontro. A Tati (como eu e todos que conheço a chamam) é minha amiga há pelo menos 27 anos. Estive em seu casamento, vi os seus filhos nascerem e quando decidimos vir para Portugal, bem, ela já estava por aqui. Tati me abriu as portas, me colocou dentro de todos os encontros, me adicionou aos grupos de Whatsapp e se, hoje, tenho as amizades que tenho, é por generosidade dela. Então veio o segundo convite: "Tati, o que acha de fazermos uma exposição juntas?".



Fotos. Beatriz Calais


Preciso esclarecer que o convite que fiz à Tati não foi pela amizade, mas sim pela grande artista que ela é. Claro que por ser minha amiga, o processo foi todo mais natural. Ela é designer, criadora de logos, estampas e aquarelas. Com a aquarela, imaginei que poderia expressar sua arte usando as fotografias. Escolhi as fotos que eu gostaria de expor e ela escolheu as minhas fotografias que gostaria de co-criar. Algumas pessoas me perguntaram se fiquei incomodada com esta interferência no meu olhar e sempre respondi que não, pois a arte é sempre algo em evolução. As fotografias usadas pela Tati nunca deixaram de existir, elas ainda se perpetuam, criações a partir delas são originais que ganham novas interpretações, novas estéticas, novas cores e utilizações.


FOTOGRAFIA E ARTE


Nas palavras de Maria João, "Convido-vos a entrarem nos olhares das artistas, Clau Pereira e Tati Stanzani, nesta exposição ENTRE OLHARES. Embora cada uma use um meio de expressão artística único, Clau na fotografia e Tati na aguarela e desenho, completam-se na fotografia que se transforma em tela, nesse fugaz olhar sobre o mundo, eternizado pelo saber de ambas.


Quando Clau Pereira caminha, o seu olhar desperta para as mais variadas realidades. Tanto mergulha no oceano, como ainda anda de eléctrico pelas ruas de Lisboa ou visita uma quinta no Alentejo. Tati Stanzani apropriou-se dessa mesma realidade fotográfica, imprimindo-lhe um cunho de fantasia e sonho, criatividade e ousadia, através do seu estilo próprio de desenhar e aguarelar.


Assim, o visitante pode viajar entre o preto e branco mate e a cor forte dos ângulos retos, assim como navegar na suavidade das tintas esbatidas pela água ou nos desenhos que imprimem uma nova história em cada fotografia. A mistura entre diversos materiais e técnicas confere uma plasticidade e dramatismo onírico únicos nesta primeira mostra desta dupla artística.


Desejo que estes olhares acrescentem horizontes novos ao vosso próprio olhar.

Agradeço à Unbabel que nos disponibilizou o espaço para que ENTRE OLHARES pudesse ser olhado e à Mufyn Music por tornar o ambiente perfeito através da música.

Sejam bem-vindos!

Maria Calais Pedro Curadora"


AGRADECIMENTOS


Realizada no dia 29 de março de 2022. Foram 20 peças expostas, 10 foram fotografias e 10 fotografias com pintura. Recebemos 110 pessoas em nossa exposição. Vendemos 31 quadros, muitos deles com 3 cópias numeradas e assinadas. Dez vendas aconteceram no dia da exposição, as outras foram nos dias seguintes em que ficaram expostas. Tínhamos muitos motivos para acreditar que seria um sucesso, mas não imaginávamos todo esse sucesso! Estar presente em sua própria exposição e ter 110 pessoas conhecendo seu trabalho é algo que não consigo descrever. Acredito que eu tenha interagido com todos que estiveram presentes e gostaria de mais uma vez agradecer!


Nossas fotografias foram tratadas com muito profissionalismo. Foram impressas pelo talentoso impressor António Monteiro, da Estudio 1 Impressão, em Abrantes. António nos acompanhou em todos os processos digitais, garantindo assim qualidade no acabamento, cor, contraste e saturação. O papel utilizado foi o  Hahnemühle Photo Luster, papel fotográfico de alta definição e grande longevidade com 260gr/m2. 


Aos que escolheram levar nossa arte para casa, um agradecimento especial!

Luciana, Carlos e Teresa, Isabela, Loredana, Valeria, Ana Flavia, Ayona, Tequi, João, Sonia e Carlos, Izabel, Maria João, Vasco, Karen, Renata, Cris, Virginia e Guilherme, Ricardo, Teresa, Carol, David, Rita, Paulo e Lúcia. Obrigada!


Unbabel, por ceder o espaço onde foi realizada a exposição e Mufyn Music pela música ambiente, obrigada!


E DEPOIS...


Bem, nem só de exposição vive um artista..., porém, expor é preciso! Temos planos sim para 2023, mas o tema ainda é segredo! Enquanto isso, aproveito para fazer uma revelação: todas as fotografias da exposição estão agora disponíveis para venda pela minha Print Shop. Podem escolher entre 3 tamanhos em papel fotográfico fosco com qualidade poster. Essas cópias diferem das originais vendidas na exposição, pois não são nem emolduradas nem assinadas, também não são numeradas.


Durante o mês de junho/julho/agosto a coleção EXPOSIÇÃO 2022 estará com o

código de 10% de desconto: EXPO2022.

O frete é grátis!








1 comentário

1 Comment


alinebuzzarello
alinebuzzarello
Jun 21, 2022

O resultado dessa colaboração é único refletindo o estilo das artistas envolvidas com delicadeza e beleza. Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho. Espero que continuem criando juntas !!

Like
bottom of page